segunda-feira, 18 de março de 2013

Ovo de Páscoa com recheio de saúde

     Ao leite, branco, meio amargo, trufado, grande, pequeno, para todos os gostos e bolsos. Senão um dos símbolos mais lembrados da páscoa, o ovo de chocolate é, com certeza, o mais saboroso e (por que não?) saudável. Os supermercados estão cheios de opções, mas é preciso saber escolher. 

Manter a tradição, sem sair da dieta, é questão de escolha.

     O ovo de páscoa é feito basicamente de chocolate, que tem na composição vários ingredientes, dentre eles o leite em pó e o cacau. O leite é fonte de cálcio e proteínas que são importantes para o organismo. Mas, de acordo com a nutricionista Luiza Carla Vidigal Castro, são as substâncias presentes no cacau que trazem maior benefício para a saúde. O cacau tem antioxidantes que ajudam a proteger o nosso corpo contra a ação de radicais livres e a combater algumas doenças degenerativas, evitando, por exemplo, o envelhecimento precoce. O chocolate também contém substâncias estimulantes como a teobromina e a cafeína que são liberadores de endorfina, substância que nos dá sensação de bem estar.
     O valor nutricional está diretamente relacionado aos ingredientes que entram na composição do ovo de páscoa. “De acordo com a legislação da Anvisa - a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os fabricantes são obrigados a declarar, no rótulo, quais são esses ingredientes na ordem decrescente em que foram utilizados. Ou seja, o primeiro ingrediente que aparece na lista é o que vem em maior quantidade”, explica a nutricionista.
   Também é aconselhável verificar o rótulo para optar sempre pelos chocolates que têm menores quantidades de gorduras saturadas e trans que trazem prejuízos a saúde porque são ricas em colesterol. Chocolates com grandes quantidades de parafina são mais baratos, mas não são bons para a saúde. “É um barato que pode sair caro. Vale a pena pagar mais caro por ovo de páscoa de melhor qualidade”, diz a nutricionista. 
     Segundo Luiza Castro, o chocolate mais saudável deve ter uma concentração de, no mínimo, 25% de cacau em sua composição. Quanto mais escuro for o chocolate, maior a concentração de cacau e melhor para a saúde. Por isso, o chocolate amargo é melhor que o chocolate ao leite. Já o chocolate branco, geralmente, tem mais gordura, mais carboidrato e mais açúcar. Os ovos de páscoa trufados ou com recheios têm mais açúcar e são menos saudáveis.

O chocolate escuro tem maior concentração de cacau.
     Para quem tem algum tipo de intolerância alimentar e não pode comer o tradicional ovo de páscoa o mercado já disponibiliza ovos sem lactose e sem glúten. O ovo de páscoa diet é indicado para pessoas diabéticas. Mas cuidado! Ser diet não significa que seja menos calórico. Em geral, para compensar a falta de açúcar a indústria utiliza mais gordura. 
     Também é importante verificar onde o ovo está sendo vendido. Verifique se o local é fresco, seco e arejado e a embalagem deve estar íntegra. Além disso, é preciso ter atenção a data de validade para não correr o risco de comprar um alimento vencido que poderia comprometer a saúde. 
      Consumir de 25 a 30g de chocolate todos os dias, o tamanho aproximado de um bombom, pode fazer parte de uma dieta saudável. Existem estudos que comprovam que a ingestão moderada e rotineira de chocolate escuro e amargo, ou seja, que tem bastante cacau, contribui para a saúde cardiovascular. 
     Comer ovo de páscoa é saudável desde que se faça a escolha por um chocolate de qualidade e que se consuma com moderação.

Um comentário:

  1. Depois que aprendi sobre essa diferença entre os chocolates, praticamente parei de comer o chocolate ao leite. Chocolate branco, então, não entra no cardápio nunca. O_o

    ResponderExcluir