quinta-feira, 14 de março de 2013

Amor A Toda Prova



Que não está fácil para ninguém todo mundo sabe. Mas imagine encontrar o amor da sua vida e após 25 anos de casamento, em um jantar de rotina, sua alma gêmea diz -enquanto você pede um crème brûlée- que quer o divórcio. Essa é a situação de Cal Weaver, personagem de Steve Carell em Amor a Toda Prova (Crazy, Stupid, Love, Warner Bros, 2011), filme dirigido por John Requa e Glenn Ficarra.

O longa é uma comédia romântica dramática que, com várias subtramas interligadas, narra a história de Cal: um quarentão que descobre que a esposa o traiu e precisa reaprender a lidar com o sexo oposto para superar a situação. É aí que ele conhece Jacob, interpretado por Ryan Gosling, um conquistador que vai ensiná-lo a se vestir, beber, conversar com as mulheres e, principalmente, ajudá-lo a descobrir onde foi parar sua masculinidade.

 Entre tentativas e erros, os personagens acabam vivendo reviravoltas inusitadas. Cal, após lamentar bastante, aprende fácil, mas não consegue esquecer a esposa que, por sua vez, está na crise dos 40 anos e se arrepende de como lidou com o marido. Jacob se vê apaixonado pela 1ª vez na vida e é por uma jovem advogada nerd. O filho pré-adolescente do casal está apaixonado pela babá da irmã mais nova. A babá, uma garota de 17 anos, desenvolve uma paixão platônica por Cal e vê no divórcio dos patrões uma chance de conquistá-lo.

O humor politicamente incorreto revela a moral da história: mostrar que quando se apaixona não há regras, muito menos meios de fugir e que o garoto de 13 anos pode ser o mais racional dentre tantos adultos. É ele quem simplifica para o pai o drama ao dizer que “ele está mais bonito, porém triste” e, completa, “Você ainda a ama. Me dê o exemplo e lute por ela”.

Vale ressaltar os closes dos gestos certeiros das personagens que falam mais do que minutos de diálogos. É o caso da cena inicial que mostra o fim de um relacionamento apenas filmando os pés embaixo da mesa. Essa técnica também marca momentos de insegurança ou confiança, como quando Jacob ensina Cal a “dar cantadas” e a fazer compras.

Por fim, Amor a Toda Prova, além de ser uma comédia sobre relacionamentos focada na visão masculina, pode até ter seus momentos clichês, mas os utiliza dentro do gênero para passar uma mensagem mais realista do que o normal. Há o otimismo de que o amor eterno existe, entretanto, não há certezas de que as “almas gêmeas” ficarão juntas. Afinal, a vida não é um conto de fadas.


7 comentários:

  1. Adorei..agora vou querer ver o filme!haha

    ResponderExcluir
  2. Já assisti algumas vezes, é realmente um filme muito bom!!! =)E como não tá fácil pra ninguém, vou ter que assistir novamente! Ameei o ponto vista aboorado pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, já vi e recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas! O filme foi inspirador para fazer a crítica... E, Vanessa, pode assistir, eu garanto que vai curtir a história (e o Ryan Gosling também! rs);)

    ResponderExcluir
  5. Preciso ver .. fiquei curiosa pra ver como isso acaba !!!

    ResponderExcluir
  6. Assiste sim! Você vai adorar, Gabi!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti. Ainda!

    ResponderExcluir