sexta-feira, 1 de março de 2013

Como usar secador e chapinha sem danificar os fios


Não deixe esses aliados se tornarem vilões.

      O Secador e a chapinha são acessórios indispensáveis para muitas mulheres que não abrem mão dos cabelos lisos. Mas se não forem usados com cuidado, esses aliados podem se tornar vilões, ressecando e enfraquecendo os fios. Cuidados simples podem te ajudar a se beneficiar desses instrumentos sem prejudicar as madeixas.
     O primeiro passo é usar xampus e condicionadores que sejam específicos para o seu tipo de cabelo. Antes de começar a escova é bom retirar a umidade dos fios eliminando o excesso de água. Isso vai reduzir o tempo de escovação e provocar menos danos ao cabelo. 

Esses sã cremes indicados pela cabeleireira Rayane Souza. O primeiro e o segundo são de proteção térmica e são
usados antes da escova. Já o ultimo é um óleo de argan que proporciona efeito anti-frizz, reparação e brilho.
     Não se pode esquecer de usar um creme termoprotetor, como o próprio nome diz ele é que vai proteger os fios do calor. Os leave-in com protetores térmicos são ótimos, pois além de proporcionarem proteção contra o calor, ajudam o cabelo a secar mais rápido e ainda fica mais fácil de modelar. 
    O ideal é manter o secador com a distância de 15 centímetros da cabeça. E para quem pensa que quanto mais quente melhor, Rayane lembra que “não é necessário usar um calor exagerado. Em casa o melhor é uma temperatura morna”. Ah! Jamais deixe o assessório parado em mesmo local por muito tempo. 
    A chapinha só pode ser usada quando os cabelos estiverem totalmente secos. Segundo o consultor de produtos para cabelo Elias Souza, é bom usar óleo termo ativo, pois ele cria um filme de proteção para o calor não atingir diretamente o fio. Neste caso também é preciso ficar atento a temperatura, a chapinha deve ficar em torno dos 180°C. 
     É indicado manter a prancha no mínimo três centímetros distante da região do couro cabeludo para evitar queimaduras. O movimento ideal é sempre da raiz até as pontas e ela não deve  ficar parada em um mesmo ponto do cabelo.

Aplique óleo reparador para dar um
ar vivo e proteger a cutícula. Pode
ser usado diariamente para evitar
o ressecamento.
A hidratação deve ser feita pelo
menos uma vez na semana para
reconstituir e manter a vitalidade
e beleza dos fios.


No caso dos cabelos já danificados a dica de Elias é “suspender o uso do calor e reparar os danos, preferencialmente com produtos profissionais.” 







O vídeo a seguir dá ótimas dicas de como fazer uma escova perfeita. Vale a pena conferir.
Atenção: O vídeo foi produzido pela Dove mas você deve variar os produtos, usando os que possuem melhor reação no seu cabelo. Experimente.


Agradecemos a colaboração de Elias Souza e Rayane Souza do Salão Stilo- Localizado na cidade de Viçosa-MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário