domingo, 3 de março de 2013

Fique atenta às varizes!


     O verão termina em breve e junto com ele o desconforto de muitas mulheres que temem mostrar as pernas por causa das varizes. Isso porque, de acordo com a sessão Saúde do portal Terra,  70% das pessoas sofrem com esses temidos vasinhos. Vale ressaltar que é um problema mais frequente nas mulheres já que atinge uma média de três  para cada homem.
     As varizes são veias superficiais dilatadas, tortas e alongadas que alteram a circulação venosa do organismo, gerando  dores nas pernas, queimação, cansaço e inchaço, principalmente ao redor do tornozelo.  Além disso, causa um aspecto de “teia de aranha” na pele.



     Os fatores que causam o problema são inúmeros. O cirurgião vascular Daniel Mendes Pinto em reportagem para o jornal Estado de Minas (edição do dia 15 de junho de 2012), afirma que os fatores genéticos ainda são a principal causa do rompimento dos vasos sanguíneos, ele explica também que a obesidade e o sedentarismo também tem papel de destaque nesse quadro.
     Além da questão estética que aterroriza as mulheres, é importante procurar um médico quando há queimação ou inchaço nas pernas, desconforto e câimbras frequentes.
     Mas não se desespere, alguns cuidados básicos do dia-a-dia podem evitar o aparecimento, ou mesmo o aumento das temidas varizes:


-Evite ficar parada, o ideal é andar por 10 minutos a cada duas horas.
-Pratique exercícios físicos regularmente.
-Adote hábitos alimentares saudáveis.
-Procure alternativas entre métodos anticoncepcionais já que, a alteração hormonal do corpo também está ligada ao rompimento dos vasos.

     Se o problema já existe,  você pode procurar um procedimento médico de acordo com suas necessidades. Hoje   em dia já existem diversas opções de intervenção: para as varizes menores é utilizada a técnica de aplicação local; já para estágios mais avançados é indicado o tratamento cirúrgico ou o de radiofrequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário