quinta-feira, 7 de março de 2013

Bela Acordada?

          Há muito tempo, em um reino distante, a Bela Adormecida acordou de um sono profundo com o beijo do príncipe encantado. Todo mundo acha que eles viveram felizes para sempre, como diz a história, mas a vida moderna não foi como no Conto de Fadas. Era uma vez, uma princesa que tinha dificuldade em pegar no sono, acordava várias vezes durante a noite, demorava dormir novamente, e vivia cansada e sonolenta. Um belo dia, pesquisando na internet, a princesa descobriu que sofria de insônia e passou a se cuidar mais.

Para pessoas que sofrem de insônia as noites parecem ser longas e intermináveis.
          A insônia é causada por vários fatores: o estresse, uma dieta errada no período noturno (alimentação pesada antes de dormir dificulta o sono), ambiente inadequado (muita luminosidade e barulho), colchão e travesseiro desconfortáveis. Alguns problemas de saúde, como asma, dificuldades para respirar, distúrbios da tireóide, depressão e ansiedade também podem ter influência na qualidade do sono.

          Segundo a Organização Mundial da Saúde, as mulheres são cinco vezes mais propensas à insônia do que os homens. Os motivos são diversos, entre eles culturais e hormonais. As mulheres respondem de maneira diferente aos estresses do dia-a-dia, como perdas, dificuldades financeiras, mudanças, doenças, entre outros. Além disso, a maioria precisa enfrentar uma jornada dupla de tarefas em casa, para cuidar da família, e no trabalho.

         Outro fator que influencia o sono é a flutuação hormonal que acontece no corpo feminino durante toda a vida, como o ciclo menstrual, a gestação, o parto e a menopausa. O problema pode, inclusive, se agravar na menopausa, fase em que algumas mulheres apresentam doenças associadas, como depressão e ansiedade. Para evitar os danos físicos e mentais que as noites mal dormidas podem trazer o Saia de Bolinha  pesquisou e traz algumas dicas:

- Não tome medicamentos sem orientação médica.

- Não vá para a cama sem sono. Espere o sono chegar para então se deitar.

- Faça uma alimentação leve à noite.

- Desligue aparelhos eletrônicos, como celular, televisão e computador, e relaxe.

- Estabeleça uma rotina e vá se deitar sempre no mesmo horário.

- Faça atividades físicas regularmente.

          É importante lembrar que um adulto necessita de 8 horas de sono por noite para ter o descanso adequado. Para mais informações, procure o seu médico. 

          Boa noite e bons sonhos!

Dormir bem é essencial para se ter uma vida saudável.

2 comentários:

  1. Adorei Marcelle. Ainda bem que não passo por isso, diria até que sofro do contrário, durmo d+...rs. Mas com certeza as dicas são ótimas para quem quer tem uma boa noite se sono.

    ResponderExcluir
  2. Acho q o maior problema hj é se livrar dos aparelhos eletrônicos antes d dormir rs, pq se não, quando vc vê ja está muito mais tarde do vc imagina. TENSO ://

    ResponderExcluir