quarta-feira, 27 de março de 2013

A novela que veste você


   Quando pensamos em moda logo vem a nossa mente as estrelas que sempre arrasam no look. Afinal, quem nunca se inspirou em alguém famoso para compor uma produção que considerava legal e em alta? O Saia de Bolinha com a ajuda de profissionais do setor vai mostrar para você como os personagens da TV, em especial das telenovelas, podem influenciar o consumo da sociedade.

Veja algumas personagens de novela que ditaram moda.


Tem muito mais no nosso vídeo. Click aqui e confira.

    A sociedade pós-moderna é caracterizada pelo fortalecimento dos ideais capitalistas. Isso ocasionou mudanças no comportamento humano, levando à maior individualização e aceleração das questões identitárias. Hoje é comum as pessoas mudarem de opinião de acordo com o momento ou, simplesmente, porque tudo está diferente “de novo”. O desejo de fazer parte de um grupo é quase um mantra do sujeito atual. E a mídia tem sua participação nessa realidade.
   Gilda de Mello e Souza no livro “O espírito das roupas: a moda no século XIX”, afirma ter sido a proximidade em que viviam as pessoas na cidade que contribuiu para o desenvolvimento de dois fatores determinantes para o surgimento da moda: o desejo de competir e o hábito de imitar. Foi, então, que os estereótipos para as classes sociais vindas do vestuário surgiram. Cada um se vestia conforme sua capacidade de aquisição, ou seja, condição financeira.
     Tal fato é confirmado também nos dias atuais onde a cultura de massa ao produzir celebridades estimula o consumo real e imaginário. De acordo com Daniela Steffen, autora do artigo “A influência dos figurinos de novela na moda brasileira”, essa cultura pretende atingir o público criando necessidades de consumo por meio de imagens e palavras dos apelos publicitários, que fazem do produto algo necessário para a felicidade humana.
Acesse o link  e confira a entrevista.
Essa matéria continua...Ainda essa semana vamos falar um pouco mais das personagens da atualidade e da moda outono-inverno. Não percam.

Postado por: Cristiane Cândido e Luciana Resende.

5 comentários:

  1. hahahaha lembrei q usava muuuito aquelas sainhas de preguinhas :D

    ResponderExcluir
  2. kkkk... eu tbm usei as saias da Darlene, as pulseiras da Jade, etc...

    ResponderExcluir
  3. as pulseiras da Jade, saias e meias da Darlene e tudo das chiquititas...usei muito.

    ResponderExcluir
  4. Ai, essa maquiagem da Jade bombou, rs. Até eu entrei nessa uma vez, só uma vezinha, pra ir a uma festa. Mas faz muito tempo. =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era fã da Jade, gravava a novela e tudo! Esse make dela me deu muito trabalho pra ficar bonito, mas aprendi =) Reconheço que até hoje faço de vez em quando, hehe

      Excluir