quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Loiras: como manter o encanto e a beleza dos fios?


    “Esse cabelo cor de ouro é que me deixa louco”. A música de autoria do cantor Gusttavo Lima retrata o fascínio que os cabelos loiros exercem no imaginário masculino. E não é de hoje. De acordo com a história, ser loira está no desejo de algumas mulheres desde, aproximadamente, 10.000 a.C, período em que apenas as europeias do norte possuíam a “dádiva”. É nessa época, conhecida também como a Era do Gelo, que os homens saíam em expedições em busca de alimento  e costumavam morrer no caminho. As mulheres que ficavam tinham que se destacar de alguma forma para conquistar os poucos sobreviventes da região. Assim, foi nesse período também que os genes responsáveis pelo cabelo claro,  começaram a ficar cada vez mais presentes, por uma questão de evolução e, para estimular a competitividade. As mulheres com olhares e cabelos brilhantes eram mais atraentes e cobiçadas, por serem minoria. 
         Hoje em dia, não precisamos esperar esse gene se desenvolver. Graças a Eugéne Schuller que desenvolveu  em 1927, a primeira coloração segura, a Imedia de L'Oréal, tornar-se loira ou qualquer outra mudança de tonalidade ficou ao alcance de todos. Depois disso, os produtos de coloração estão cada vez mais desenvolvidos e hoje já é possível (des)tonalizar o cabelo da cor que desejar.
    Deixando a história de lado, é certo que houve um tempo que ter o cabelo loiro era um diferencial, uma espécie de status. Hoje é cada vez mais comum vermos loiras por aí, sejam naturais ou produzidas em salão de beleza, mas será que é fácil cuidar desse cabelo? 
    Com exceção das loiras naturais, nos últimos tempos, é normal obter o tom desejado com o uso de descolorante associado à amônia. É uma mistura mágica: seus cabelos ficam da cor que você sempre quis. Mas cuidado! Mal usada, essa composição pode acabar com suas madeixas. 
     Sejam luzes, balaiagem, californianas ou descoloração total, o processo retira boa parte da queratina e a massa, tornando o fio cada vez mais frágil e quebradiço. Por isso, é fundamental a utilização de produtos que reponham a fibra e evitem a perda de água. 
Para você manter seu cabelo loiro e saudável e chamar atenção por onde passar, preste atenção em algumas dicas:
- Hidrate seu cabelo regularmente (de preferência uma vez por semana). A hidratação correta repõe a queratina necessária, além de devolver o brilho e maciez dos fios. 
- Utilize produtos de coloração violeta, pois, segundo as leis da “física”, os tons roxos quebram os tons alaranjados resultantes da desidratação e da poluição do ambiente. Assim você estará evitando aquele cabelo mórbido e sem vida. E, lembre- se, é fundamental utilizar produtos da mesma linha. 

 - Evite a chapinha! O cabelo já está fraco, o calor excessivo da chapinha e, em alguma medida, do secador destroem as cutilas capilares e abre espaço para quebra das pontas. 
- Corte seu cabelo de três em três meses, pois ao passar do tempo as pontas ficam ressecadas e começam a quebrar deixando um aspecto de cabelo fraco e mal cuidado, principalmente o cabelo descolorido. 
- É importante também a lavagem frequente dos cabelos: se seu cabelo for muito oleoso, lave-o todos os dias com o shampoo indicado e uma vez por semana utilize um específico para limpeza profunda. Assim estará evitando que o cabelo fique com aspecto carregado e sem vida. 
-Experimente utilizar óleos nas pontas todos os dias. Esses compostos são indicados para minimizar o aparência de cabelo espigado. A sugestão são os óleos de silicone e  o óleo de Argan. 
- Para quem ainda deseja mudar o visual, atenção às tonalidades é fundamental: morenas ficam mais bonitas com loiros de tons quentes, como o dourado e o mel, e quanto mais clara for a pele, melhor ficam os platinados e os acinzentados.
- Cacheie, alise, prenda, corte, mude o visual! O importante é se sentir bem! 

Se você já é loira, cuide bem dos seus cabelos que o sucesso é garantido! Para as morenas que têm alguma pretensão, boa sorte! 




Agradecemos a colaboração de Raíra Barbosa, Vanderleia Cal, Gabriella Mendonça  e a  Rayane Souza do salão Stilo, localizado em Viçosa- MG



3 comentários:

  1. Adorei as informações e sugestões.
    Muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Informações valiosas! O loiro é beeeem mais difícil d cuidar ;)
    Gostei! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Não é? eu fiz o post, porque assim como eu, tem milhares de mulheres que ficam na dúvida sobre os cuidados com o cabelo loiro. Obrigada!

    ResponderExcluir