segunda-feira, 11 de março de 2013

Equilíbrio e diversidade na alimentação vegetariana

      Diversas pessoas aderiram à dieta vegetariana, no entanto ainda existe muito receio e dúvidas a respeito dela. Segundo uma pesquisa sobre hábitos alimentares realizada pelo grupo Ipsos 28% das pessoas têm procurado comer menos carne. Mas será que trocar a carne e alimentos de origem animal por frutas, vegetais, sementes e hortaliças não faz mal à saúde? 
     Ao contrário do que muitos pensam ser vegetariano não é apenas deixar de comer carne e pensar que está tudo bem. Quem adota esse tipo de dieta tem que estar disposto a se alimentar de maneira mais saudável e nutritiva.
Alimentação dos Veganos
ou vegetarianos totais.
     Primeiramente é preciso saber que existem várias formas de adotar esse tipo de dieta. Não é porque você é vegetariano que deve evitar todos os tipos de alimento de origem animal, apenas o vegano ou vegetariano total fazem isso. É possível ser, por exemplo, um semi-vegetariano e excluir somente a carne vermelha, pelo menos duas vezes por semana, ou um lactovegetariano e não comer nenhum tipo de carne e alguns alimentos de origem animal, mas incluir derivados do leite na alimentação. Há ainda a possibilidade de ser um ovolactovegetariano e não consumir nenhum tipo de carne, mas comer ovo e derivados do leite. 
     A nutricionista Julicristie é uma ovolactovegetariana e decidiu seguir esta dieta por motivos de saúde e questões espirituais e ambientais. Ela afirma que esta alimentação não é prejudicial à saúde. “Alguns estudos comprovam que a dieta é saudável e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, obesidade, mas é preciso ser equilibrada, pois a falta de certos nutrientes pode causar deficiência de vitamina B12 e anemia.” Alertou. 
Hortaliças, frutas, legumes e verduras são alguns dos alimentos típicos da dieta vegetariana.
     Ela ainda diz que um cuidado fundamental é ter bastante atenção na hora de escolher os alimentos e não abrir mão de leguminosas, oleaginosas, frutas, vegetais e hortaliças. “Não dá pra ficar sem”, atentou Julicristie. 
     Agora você já sabe que há muitas formas de ser um vegetariano, mas antes de decidir que dieta seguir é preciso pensar na saúde. Nada melhor que um bom acompanhamento nutricional e muita disposição para diversificar o prato de maneira saudável substituindo todos os nutrientes antes oferecidos pelos alimentos de origem animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário